Instruções do Exame

TSH Hormônio Tireoestimulante Ultrasensível

Instruções para paciente

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 3 horas. O cliente deve informar os medicamentos em uso nos últimos 30 dias, em especial hormônios tiroidianos, amiodarona e glicocorticóides.

O hormonio Tireoestimulante (TSH) e uma glicoproteina secretado pela adenohipofise, tendo com o principal efeito o de estimular a tireoide a liberar T3 e T4. A secrecao e os niveis sericos de TSH sao controlados pelos niveis de T3 e T4 e pelo TRH hipotalamico.
A dosagem de TSH e importante no diagnostico do hipotireoidismo primario, sendo o primeiro hormonio a se alterar nessa condicao.
Esta aumentado principalmente no Hipotiroidismo primario, Tireoidite de Hashimoto, Tireoidite sub-aguda e na secracao inapropriada de TSH (tumores hipofisarios produtores de TSH).
Esta diminuido principalmente no Hipertireoidismo primario, Hipotireoidismo secundario, terciario e nas Sindromes de Hipertireoidismo sub-clinico.

Uso: diagnóstico do hipotireoidismo primário. O TSH é um hormônio glicoprotéico, secretado pelas células tireotróficas do lóbulo anterior da glândula pituitária, que estimula a tiróide a liberar T3 e T4, sendo controlado pelos níveis séricos destes últimos e pelo TRH hipotalâmico. Com o emprego dos ensaios ultra-sensíveis que chegam a níveis de sensibilidade de 0,01mU/L, a dosagem de TSH teve sua utilidade ampliada. Pode ser considerado o melhor exame isolado para a investigação de hipotireoidismo e hipertireoidismo.