Instruções do Exame

TAP Tempo de Atividade da Protrombina

Instruções para paciente

Jejum não necessário.

Informar o uso de anticoagulantes: Clexane, Heparina, Hirudoid, Liquemine, Marcoumar e Marevan.

Interferentes:
- Hemólise acentuada.
- Lipemia acentuada.
- Icterícia intensa.
- Presença de coágulos.

Permite avaliacao do tempo de coagulacao do plasma apos adicao de extrato de cerebro com atividade trombplastica padronizada. O RNI (relacao normatizada internacional) eh baseado na relacao do valor do tempo de protrombina (TP) do paciente e a media dos valores normais de plasmas normais frescos, e representa a relacao do TP se o teste tivesse sido realizado com a tromboplastina IRP (international reference preparation). Esta padronizacao evita variacoes interlaboratoriais. O Tempo de protrombina mede a via extrinseca da coagulacao, prolongando-se nas deficienas seletivas ou
conjuntas dos fatores II, V, VII e X. Como os quatro fatores sao sintetizados no figado e tres dos quais sao vitamina K dependentes (II, VII, X), o TP eh utilizado mais comumente no monitoramento da terapia anticoagulante oral (warfarin), doencas hepaticas, deficiencia de vitamina K, coagulacao intravascular disseminada e deficiencias dos fatores VII, V, X ou protrombina. Quando o Ptta esta prolongado juntamente com o TP ha defeito comum da coagulacao (fatores X, V e II) ou estao presentes inibidores como a heparina ou a antitrombina.

Uso: controle terapêutico de anticoagulantes orais; avaliação da função hepática e desordens de coagulação. Devido às diferenças de sensibilidade das tromboplastinas obtidas em diferentes fontes, é recomendada uma padronização, utilizando-se uma tromboplastina de referência mundial (INR - International Normalization Ratio). Os pacientes que utilizam anticoagulantes orais, em fase estável de anticoagulação, podem ser monitorados de um modo mais racional e seguro, utilizando este parâmetro.