Instruções do Exame

Estradiol E2

Instruções para paciente

Jejum desejável de 4 horas.

Para mulheres: a coleta do sangue deve preferencialmente ser realizada entre o 2º e o 5º dia do ciclo menstrual, ou conforme orientação médica.

O 17-beta estradiol e o estrogenio mais ativo e importante na mulher em idade reprodutiva. Na mulher encontra-se em niveis baixos no hipogonadismo primario e secundario. O estradiol e medido para estudo dos casos de amenorreia e como guia para monitoracao do desenvolvimento folicular durante inducao da ovulacao. Estradiol e tambem produzido pelas glandulas adrenais, testiculos e pela conversao periferica da testostrona. Pode-se observar niveis elevados nos tumores ovarianos, tumores femininizantes adrenais, puberdade precoce feminina, doenca hepatica e ginecomastia masculina. Em mulheres menopausadas a estrona, mais do que o estradiol, e o estrogenio circulante predominante. Em virtude das dosagens do estradiol ainda apresentarem grande variacao entre diferentes laboratorios, sugere-se seu controle em um unico laboratorio.
Realizamos a dosagem de estradiol (rapido) por outra metodologia para casos de fertilizacao in vitro.

Uso: determinação da condição estrogênica feminina; monitoramento do desenvolvimento folicular durante a indução ovulatória; avaliação da produção de estrogênio em homens. O estradiol (estradiol-17B, E2) é o principal estrogênio bioativo produzido pelos ovários, embora seja produzido também pelos testículos e placenta. Sua determinação é realizada para determinar a condição estrogênica em mulheres, especialmente em casos de amenorréia (dosado em conjunto com o hCG), e como guia para monitoramento do desenvolvimento folicular durante a indução da ovulação. É também produzido nas adrenais, nos testículos e a partir da conversão periférica da testosterona. Sua avaliação clínica deve ser realizada com o conhecimento do período menstrual da data da coleta.