Instruções do Exame

Alfa fetoproteína

Instruções para paciente

Jejum desejável de 4 horas.

INTERFERENTES:
- Clientes que irão realizar amniocentese devem ter a coleta de sangue realizada antes desse procedimento. Quantidades significativas de AFP podem passar para a circulação materna durante a amniocentese, resultando no aumento dos níveis de AFP no soro materno. Como a meia-vida estimada da AFP no soro é de 4 a 6 dias, caso a amostra de soro não tenha sido colhida antes da amniocentese, sugere-se o adiamento do teste para pelo menos duas semanas após a amniocentese.

A Alfa-fetoproteina é uma importante glicoproteína do plasma fetal encontrada na regiao alfa-1 na eletroforese.
Niveis muito baixos são normais em adultos (nao gravidas).
Alfa-fetoproteína elevada no soro materno, colhido entre 16 e 18 semanas detectam defeitos do tubo neural (ex.:spina bifida) em um grande numero de acometidos, mas nao em todos os casos.
Com algumas anormalidades cromossomicas ( Sindrome de Down [trissomia 21] e Sindrome de Edwards [trissomia 18] ) e, relativamente, baixo no soro materno.
Uma das causas mais comuns para um resultado anormal e a nao correcao, do valor encontrado, pela idade gestacional. Assim, a confirmacao da idade gestacional pelo ultra-som e desejavel. A Alfa-fetoproteina nao e tao sensivel para a deteccao de bifida no terceiro trimestre.
A Alfa-fetoproteina no liquido amniotico e realizado apos o rastreio materno positivo, mas pode ser realizada quando a historia materna ou familiar e positiva para defeito no tubo neural.
A predicao do defeito do tubo neural pode ser aferida mais precisamente com a dosagem da Alfa-fetoproteina no liquido amniotico do que no soro.

Uso: diagnóstico e monitoramento de carcinoma hepatocelular e tumores de células germinais; avaliação de risco para defeitos no tubo neural e outros defeitos no útero; distinção entre hepatite neonatal e atresia biliar neonatal.